madamε!! de salto baixo

Essa era a novidade anunciada. Como ocorreu um pequeno atraso no trabalho que está sendo feito nas rodas, resolvi dar uma "banda" na Brasa para ir à Floripa neste final de semana. Confesso que o trabalho ficou tão bom, que resolvi deixar nesta altura.
Vou postar apenas 2 fotos, depois posto mais e explico tudo o que foi feito nela.
Abraços e bom final de semana!!
*Leia mais-->

qual será a novidade??

ela vai descer "do salto"....
aguardem até 6ª!!

*Leia mais-->

kombi viper

Desta eu não tenho muito o que dizer, pois "controcei" e "controvei" lá do MUNDO FUSCA e não havia descrição do "brinquedo". Fica a pergunta então, será que anda? E será que faz frente com a 6 canecos do encontro de Brusque?
Abraços.



*Leia mais-->

vw sp2 - o blog sobre o assunto

Vou aproveitar o assunto da postagem anterior, para divulgar um blog que deve ser acompanhado constantemente. Trata-se do VW SP2, que tem como o foco a restauração do veículo, que dá nome à página, do amigo Luciano e traz diversas matérias sobre outros veículos do mesmo modelo.
O Pápa-Léguas (apelido dado pelo dono) é um 75, amarelo imperial, muito bem alinhado, com pintura em excelente estado e com interior e forrações em perfeitas condições.
O cara é "marketeiro" assim como eu, possui um VW 75 que era de SC e está no RS, enquanto que eu possuo um que, também é 75, porém era do RS e está em SC. A vida tem "acasos" que realmente não existem!!
Disponibilizarei na lista de atualização de blogs um link para a página do Luciano, para quem quiser acompanhar a evolução do trabalho e outras matérias.
Vejam algumas fotos e depois curtam todo o conteúdo no blog.
Abraços a todos.





 
 
 
*Leia mais-->

sp1 - uma das moscas brancas nacionais




Mosca branca é um termo que nomeia um inseto conhecido como Piolho Farinhento, que também é usado para identificar um determinado espaço que fica sem sinal de rádio e que ainda pode representar algo raro ou inusitado de ser visto. Tais informações foram retiradas do blog MOSCA BRANCA, que encontrei ao pesquisar o termo no Google e aconselho a todos visitarem, pois é bem inusitado interessante.
Direcionando o termo para o foco deste blog, podemos então chamar assim um KG conversível original, Fuscas Última Série feitos para os diretores e um SP1. SP1? Isso mesmo galera, não errei na digitação, é SP1.

Tenho certeza que poucos sabiam que ele existiu, conhecendo apenas seu "irmão caçula", mas a verdade é que foram fabricadas 44 unidades dele em 1972 e mais 44 unidades no ano seguinte, enquanto que o SP2 vendeu aproximadamente 10.200 unidades. Nosso amigo Márcio Piacantelli também participou da equipe que trabalhou no projeto, que foi inspirado nas linhas do VW 412.

Parte da culpa do fracasso do "mais velho" deveu-se a sua comibnação peso/potência, pois apresentava em torno de 150kg a mais que o seu principal concorrente, o Puma, e com praticamente a mesma motorização 1.600. Devido a isto foi apelidado de Sem Potência.

A capacidade dos motores é a diferença inicial entre os dois irmãos, 1.584cm - 65cv para o primeiro e 1.1678cm - 75cv para o segundo. Entre algumas diferenças no acabamento, podemos notar que os bancos da 1ª versão eram de curvim, enquanto que na 2ª já eram de couro.

Segundo consta, somente 2 unidades (veja nota no fim da postagem)  permanecem perfeitamente conservados, 1 no acervo da VW e o 2º na garagem de um feliz proprietário de MG, pois a maioria deles padecia de problemas de corrosão.

Outro detalhe que poucas pessoas sabem é que seu nome nada tem de relação com a cidade de São Paulo, mas trata-se sim da sigla utilizada pela VW à epoca - Special Performance ou Sport Prototype.
Nosso amigo ainda mantém algumas características bem interessantes da indústria nacional. Foi o primeiro modelo a apresentar o acionamento dos limpadores na coluna de direção, sendo este limpador o único a ser fabricado com braço pantográfico. É o mais baixo veículo a ser fabricado aqui, com apenas 1.158mm de altura e até hoje ostenta a "melhor marca" no quesito de inclinação de pára-brisa.

Na página da Wikipedia consta ainda que houve uma tentativa de se gerar o "3º filho" - SP3.
"Uma tentativa de solucionar o principal problema do SP, a potência, foi o projeto SP3. Seria basicamente um SP2, porém com um motor 1.8L dianteiro refrigerado a água (AP), com taxa de compressão de 8,5:1, 100 cv SAE a 6000 RPM e dupla carburação, "emprestado" do Passat TS (a fábrica cogitou a mesma solução para o Brasília. Embora na fábrica o projeto não tenha passado de maquete, protótipos chegaram a ser construídos pela concessionária Volkswagen Dacon. Externamente, o carro tinha rodas pretas aro 13, tala 6, do Passat; as aletas de ventilação foram substituídas por discretas fendas próximas à janela traseira, e uma grade preta (também do Passat) tomava toda a extensão da seção sobre o pára-choque. O diferente do projeto original da fábrica, o motor permanecia na traseira, junto com o compressor do ar-condicionado. O radiador ficava na dianteira, junto da ventoinha, e a conexão com o motor se fazia pelo tubo central do chassis. Bancos Porsche (a Dacon representava esta marca antes da "proibição" das importações) compunham o interior, que recebia acabamento em preto. A transmissão, a suspensão e os freios (discos na frente e tambor atrás) eram os mesmos do SP2, porém recalibrados para a maior potência do carro. O protótipo chegava a 180 km/h de máxima. Infelizmente, apesar do entusiasmo inicial que o carro gerou, a firma decidiu que os custos necessários para se viabilizar a produção seriam altos demais, e o projeto foi abandonado. A concessionária chegou a oferecer o serviço de "conversão" dos SP2 normais para SP3, porém o preço proibitivo (cerca de 100.000,00 cruzeiros) esfriou as vendas. Atualmente o projeto sobrevive em réplicas construídas por entusiastas, seja utilizando SP2 genuínos modificados ou seja construíndo o automóvel inteiro em fibra de vidro."

E com a ajuda do amigo Maggiolino do F.F.B., encontrei o vídeo abaixo sobre o SP1, que reafirmar toda a história da matéria e ratifica todas as dúvidas sobre o assunto. VALEU MAGGIOLINO!!
Essas informações e outras mais vcs encontrarão na reportagem da Fusca & Cia que segue no corpo da postagem.
Abraços a todos.

* Após a publicação desta postagem, encontramos mais um exemplar deste modelo. Veja AQUI.
*Leia mais-->

500 visitas!!

Passando pra agradecer a galera pelo nº alcançado.
Rumo à milésima pessoal!!
Abraços e boa semana a todos.

*Leia mais-->

rapidinha da madruga


Tava dando uma fuçada nos blogs de VW´s e vejam o que eu achei. Acredito que pouca gente tenha visto ou tenha tomado conhecimento, trata-se de uma Kombi que é capaz de tocar um disco de vinil ao ser colcoada sobre ele, tocando a faixa através de uma caixa de som embutida.
A "novidade" foi criada no Japão nos anos 70, fez sucesso entre os americanos e  foi relançando por uma empresa em 2008. Havia um representante no eBay, que vendia o brinquedo por 68 dólares, porém não consegui encontrá-lo.

A matéria toda eu encontrei AQUI no Fusca... Ele é o Dono do Sucesso, que é um blog muito interessante e vale a visita.
Caso alguém encontre disponível para venda, não deixe de avisar.
Segue abaixo um video da Kombi "roncando o motor".
Abraços.

*Leia mais-->

brasília ap


O Planeta Fusca postou ESTA MATÉRIA sobre motores de Fuscas e no meio havia a foto da Brasa abaixo. Achei o resultado, pelo menos a estética criada, muito agradável. Caso alguém conheça o veículo me informe, para que possa postá-lo aqui.
Abraços.
*Leia mais-->

brasília 76 vermelho ibérico - parte 01


Ao iniciar este post fiquei na dúvida de qual título dar, o que está acima ou "Justa Homenagem", pois é disto que fazemos quando falamos deste carro, assim como de seu dono.
Mas porque homenagem? Comprar um veículo como este ou até mesmo restaurar um para que se alcance um resultado tão bom quanto, não é uma façanha tão difícil, principalmente quando se dispõe do grande facilitador que é o dinheiro. Digo isto não para menosprezar aqueles mais abonados financeiramente, nem quero insinuar que tais pessoas não mereçam os veículos que estão em suas garagens. O que estou dizendo é que não basta tê-los, temos que merecê-los. É cuidar de uma obra como esta, tal qual se faz com um filho. E é assim que vejo o Ednei e quem o conhece sabe do que estou falando.
O cara é proprietário há aproximadamente 6 anos de uma Brasa digna de ser exposta no museu VW, que marca 108.000km no seu velocímetro e ostenta diversos selos de fábrica. Os detalhes dela são tantos, que fui obrigado a dividir a matéria em duas partes, para conseguir postar todas as imagens que desejo.
E para o pessoal ter idéia do que estou falando, a TV Ric-Record aqui do Vale do Itajaí irá exibir uma matéria com ela no dia 07/11, a partir das 10h00min. Não percam!!
Um carro deste não compra-se, merece-se!! Parabéns Ednei!!
Na 2ª parte colocarei os detalhes que falei acima e um pouco mais da história dela.
Abraços.
*Leia mais-->

brasília 75 amarelo imperial


Hoje vou ajudar ao mais distraídos a diferenciarem o amarelo do laranja, pq basta o pessoal ver a madamε!! na rua pra dizer:
- Olha uma Brasília amarela!
E tem uns que ainda cantam:
- Na Brasília amarela com roda Gaúcha....
Brincadeira galera, tenho o maior prazer de explicar aos que conhecem um pouco menos de que a cor dela se trata de laranja outono.
Bom, como a cor agora vocês já sabem qual é e o ano está no título do post, vamos então aos detalhes que vocês ainda não sabem e que fazem desta Brasa uma jóia.
O amigo Victor do F.F.B. é o 3º dono, sendo que a 2ª propietária não pode utilizá-la, devido a problemas de saúde, e a manteve em repouso por 15 anos!! O brinquedo foi retirado zero da extinta Bittig VW (RJ) e ainda ostenta manual, NF e vasta documentação histórica.


Além de ser extremamente belo, o carro nunca foi batido, tem todos os parafusos ainda originais com emblema VW, toda a parte elétrica, com todas as tomadas originais VW e o estepe NUNCA FOI NO CHÃO!!

E para "inundar" ainda mais o teclado da galera com baba, saibam que o veículo ainda apresenta dois acessórios raríssimos de serem encontrados, "poleiros" nos para-choques e os acabamentos das janelas nas rodas de SP2, uma verdadeira mosca branca!!

Uma boa notícia, pelo menos para os interessados, pois acredito que para o Victor não seja tão boa assim, a jóia ESTÁ A ESPERA DE UM NOVO DONO. Alguém se habilita? Então click NESTE LINK.
Para quem quiser ver todas as fotos dela, o link está AQUI.
*Leia mais-->

vwbr peças


Todo mundo que toma esta "cachaça" chamada antigomobilismo sofre de um problema complicado, a ressaca das peças que se amontoam no fundo da garagem. Assim como todos vocês, este mal também me aflige e para tentar sanar o problema estou disponibilizando os itens que possuo.
Colocarei apenas as fotos aqui e ESTE LINK direcionará para página com todas as informações correspondentes. Possuo também uma lista de peças que procuro e caso alguém tenha para negócio, não deixem de avisar.
Vamos então:

*Leia mais-->

estilos - german look


Neste segundo capítulo da séries estilos - o primeiro que foi sobre rat / hood pode ser conferido AQUI - vou abordar o German Look. Uma boa explicação sobre o estilo foi dada pelo amigo Rotea do F.F.B.: "A origem do estilo é a Kafer Cup, fuscas de pista, de onde o pessoal tirou a inspiração pra fazer os fuscas de rua. A palavra chave do estilo é performance, eficiência em altas velocidades com estabilidade de esportivo e freios de ponta."

Somado ao desempenho a galera normalmente utiliza diversos itens Porsche, como rodas, volantes, relógios e bancos, para incrementar o visual.
No Brasil a coisa fica um pouco mais difícil, pois a aquisição de peças como estas se torna muito $algada. Mas mesmo diante deste problema bons projetos estão sendo montados, como podemos ver neste modelo abaixo, que trata-se de um 75, 2300cc, que alcança 160cv na roda!! NUSSA!! Tudo sobre este German Look by Brazil, fotos, vídeo e toda configuração do projeto, você encontra aqui no Pirituba Fusca Club.




Aqui no blog fusca_do_mito você também encontrará uma boa matéria osbre o assunto e diversas fotos que ilustram bem o estilo.
Pena que eu ainda não tenha visto nenhuma Brasa adepta do estilo, mas acredito que o visual poderia ser como desta, que integra o pessoal do BF´s (que terão um post sobre o seu estilo em breve), acrescentada com um belo 1600 apimentado. E, caso alguém tenha conhecimento de uma que siga o estilo, não deixe de comentar.


E não percam a sequência:
estilos - Ratlook / Hoodride
estilos - Cal-look
estilos - VW 60´s
estilos - G70´s
estilos - Old 80´s
estilos - BSB * Brazilian Street Beetles
estilos - The Brazilian Folks
*Leia mais-->

 

**Desenho: Mamanunes Templates **Inspiração:Ipietoon's **Imagem digital: Kazuhiko Nakamura