faça você - pintura do escapamento

Achei que o ano findaria na postangem "ho ho ho", porém consegui tempo para dar mais "umazinha".
O escapamento da Brasa há muito tempo já está pedindo aposentadoria, porém como estava na dúvida se colocava o sistema de ar quente, que é raríssimo de ser no modelo e principalmente funcionando, ou se colocava um esportivo. Depois de muitas opções analisadas, resolvi colocar um esportivo e tirar os originais. Como isto só acontecerá no meado de janeiro, dei um "up" no visual para não ficar tão feio até lá. Vamos então ao que rolou:
---
Resumo da história
TAREFA:
Lixar e pintar o sistema de escape

ITENS NECESSÁRIOS:
TF7 - Convertedor de ferrugem em fosfato;
Pote pequeno e pincel - Para aplicação do TF7;
Lixas de ferro grossa e outra mais fina - A primeira para retirar a corrosão e a segunda para alisar a superfície;
Colorgin Alta Temperatura - Tinta específica para objetos que são expostos a temperaturas de até 600ºC;
DETALHAMENTO DO SERVIÇO:
Após a retirada da "grelha" que protege o escapamento, iniciei o processo de lixamento para retirar a ferrugem, que no meu caso era superficial e não chegou a comprometer o escape com furos. Depois de retirar a poeira deixada pelo lixamento, efetuei a aplicação do TF7 com um pincel. Deixem eu abrir uma pequena lacuna para faler deste produto. Trata-se de um convertedor de ferrugem, que elimina a ferrugem, prepara superfícies para pintura e ainda forma uma película que previne a corrosão. Para mais informações click no link no nome do porduto. Após aguardar a aplicação do TF7 secar completamente, efetuei a pintura com a tinta descrita acima (link om informações delas também estão acima), que secou rapidamente e apresentou o efeito desejado. Itens montados e com aparecência de novo. Tudo certo? Não, vejam abaixo.
ERROS:
Como o objeto pintado é exposto a uma temperatura excessiva, o TF7 não resistiu a tal condição, aproximadamente um mês depois começou a se soltar e, consequentemente, soltou a tinta. O problema com certeza não foi da tinta, pois tenho um conhecido que já utilzou em um escape de moto e ficou perfeito. Tenho certeza que o problema foi a utilização do TF7 como base, em um local que recebe muito calor. Não é a primeira vez que utilizo o TF7 e nas vezes anteriores ele apresentou um ótimo resultado.
CONCLUSÃO:
O trabalho apresentou, mesmo que inicialmente, o resultado esperado, porém devido ao erro descrito acima ele está como abaixo. Outro detalhe foi o forte cheiro apresentado nos dias seguintes à aplicação, mas que foi extinto em seguida.

Para completar, resolvi disponibilizar uma fotos do sistema de ar quente que é integrado ao de escapamento. Acredito que servirá de referência para aqueles que precisarem tirar qualquer dúvida sobre o assunto. Peço apenas que desconsiderem os vazamentos, característicos dos Boxer´s "ex-combatentes", e as sujeiras, pois o carro é usado diariamente com sol ou chuva.
Qualquer dúvida é só postar um comentário.
Abraços a todos.

*Leia mais-->

ho ho ho


Acredito que este será o último do ano. Aproveito então para agradecer calorosamente os números alcançados, 1765 visitas e os 51 comentários conseguidos até agora.
2010 está batendo na porta e virei com força total.


Um ótimo Natal, um Reveillon SHOW e um 2010 repleto de PAZ e HARMONIA!!
Abraços a todos estusiastas VW boxer.
*Leia mais-->

brasa autostyl

Natal é época de presentear os amigos. Sendo assim, vou dar uma de papai-noel e fechar o ano com chave de ouro. Para aqueles que ainda não leram a postagem da BRASA KERB SNAKE, parem por aqui e clickem no link primeiro, babem bem o teclado, limpem e depois continuem aqui, pois a babada será tão GRANDE quanto!!
Acredito que muitos já tenham visto fotos desta Brasa também, porém o blog dela não é muito conhecido - autostyl. Trata-se de uma "oficina" que fica na Cornualha - Inglaterra, especializada em restaurações e que tem um belo exemplar de Brasília como carro divulgação. Um dos donos, Ant, após dar umas bandas em Portugal, retornou inspirado em usar este tipo de VW como carro propaganda. Qualquer semelhança seria mera coincidência? Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?
Os caras realizaram um processo de restauração meticuloso, fizeram a inclusão de um sistema à ar na suspensão e freio a disco nas 4 rodas, utilizaram um belo conjunto de rodas BRM 17" e destruiram no "quesito" pintura. Diferentemente da Kerb Snake, que, na minha opinião, tem o seu interior vintage vermelho como "o detalhe", nesta ficamos estupefatos com a combinação das cores e com os efeitos utilizados.
Assim como na Brasa branca, os caras precisaram recriar toda parte de lataria, para que coubessem as enormes rodas 17" e para que essas trabalhassem tranquilamente com a suspensão. O porta-malas dianteiro também teve que ceder boa parte do seu espaço, ao ser invadido pelas caixas de roda. Tal situação gerou mais um detalhe, único em Brasas, que poucos se questionavam sem saber o que seria, o ressalto exposto no lado direito do capô. Eu acreditava ser uma adaptação para acomodar algum disposito da suspensão, porém ao ver a foto seguinte matamos a charada. Trata-se do bocal de abastecimento do tanque de combustível, que na Kerb foi invertido o lado e nesta permaneceu na mesma posição. O ressalto eu não sei se foi por questões técnicas ou apenas para ficar mais estilosa ainda.
Merecidamente, a Brasa estampadou 6 páginas da publicação do mês de dezembro de 2009 da revista Ultra VW. Bem que os caras da editora poderiam ter colocado ela na capa, quebrando um pouco a já cansativa sequência de Fuscas e Kombis.
Pra acabar de matar a galera de raiva, click AQUI e veja ela "desfilando":
E para concluir, quem se interessar em comprar o brinquedo, ele está disponível para negócio por £8995, algo próximo de 26.200 moedas de R$1,00. Tem disposição? Click AQUI.
Abraços.
*Leia mais-->

sp3 - mais que mosca branca

Tal qual o próprio protótipo, achar uma reportagem que fale sobre ele é uma tarefa muito árdua, fato que os torna "moscas brancas". Como a sorte é capaz de mudar os cenários mais aterradores em belos dias de sol, encontrei a que segue nesta postagem na página do Felipe - Fusca Classic.
Trata-se de um scan de uma publicação na 4 Rodas, a qual eu ainda não sei dizer a data nem o exemplar que foi impressa, mas assim que conseguir esta informação colocarei aqui. Nela, o reporter Emílio Camanzi relata com bastante detalhes as adaptações feitas pela Dacon no SP2, na tentativa de criar a 3ª "edição da espécie".
O objetivo principal da empresa era utilizar o motor do Passat, para poder continuar oferecendo aos seus clientes um carro com alto desempenho e exclusivo, uma vez que à epóca as importações de veículos haviam sido proibidas e os Porsches, marca que ela representava, tornaram-se indisponíveis. Para realizar alcançar tal meta, a empresa necessitou realizar diversas alterações funcionais no carrinho e essas vieram acompanhadas de outras estéticas. Entre elas, podemos citar a elevação de toda parte traseira, para conseguir acomodar o motor mais alto e tb a inclusão de grande dianteira devido ao uso do radiador de água.
Mais detalhes vcs encontrarão na reportagem, que é ilustrada por fotos de Luigi Mamprin.
Abraços a todos.

*Leia mais-->

ea 97 - zé do caixão

O site Maxicar.com possui uma coluna escrita pelo engenheiro Alexander Gromow, na qual fala sobre os VW´s à ar e tem umas matérias bem maneiras.

Procurando um pouco mais sobre ele, descobri que o cara ao visitar o AutoMuseum Volkswagen, em 1991, na Alemanha, fotografou o protótipo EA 97. Tal modelo foi desenvolvido por lá até a fase de pré-série, mas não entrou em produção. Tempos depois a montadora enviou as ferramentas de estamparia ao Brasil, onde depois de algumas ‘adaptações’ surgiu o ‘Zé do Caixão’.
Fica a questão: qual a frente que mais combina com o modelo a do protótipo ou as nacionais?
1)
2)
3)
Não deixem de responder nos comentários.
Abraços.
*Leia mais-->

kombi de som


Depois de ter encontrado a Kombi que toca discos de vinil, achei mais um "gadget" inspirado nos VW´s. Trata-se de uma caixa de som para MP3 players em formato de "pão-de-forma".
Para os proprietários de ipod ela ainda conta com controles extras na tampa traseira.
Infelizmente ela ainda não está disponível no Brasil, mas AQUI você conseguirá comprá-la.
O e-mail eu recebi da newsletter que assino do site EuQueru, que aconselho, pelo menos, uma passeada por lá para conhecê-lo.
Abraços.
*Leia mais-->

vacilada feia!!


Pô galera foi mal, não sabia que a mascote da Brasa estava atrapalhando a visualização do blog. Como eu uso um monitor de 19", aqui em casa estava tudo na boa. Ela se deslocava neste "corredor" do lado esquerdo sem problemas. Somente hoje que fui informado do problema e acabei de corrigí-lo. Da próxima vez é só postar um comentário com sugestão, reclamação ou qualquer outra coisa.
E os navegadores laterais (as setas e a casinha) do lado esquerdo, atrapalham tb?
Abraços galera.
*Leia mais-->

3º encontro kaferfreunde pomerode - bônus 02


O que posso dizer do envento? Assim como o de Floripa, o dia ajudou pra KCT, o local foi perfeito e a galera que organizou mandou bem pra caramba. Com isso tudo contando pró, a galera não poderia fazer diferente, apresentou "brinquedos" PERFEITOS!
Agora é só ficar na espera do ano que vem, que começará com o pé direito - CURITIBA.

Pra concluir, seguem algumas imagens especiais. Conheci pessoalmente um amigo que já trocava uma idéia na época do HWC, o Tadeu "TedBest" e descobri que o cara, além dos Matchbox, tb se amarra na escala 1:1 .

Um camarada de Joinville nos deixou na dúvida sobre qual o real tom do Laranja Outono. O Fusca dele, um 75 também, foi pintado e, segundo ele, o tom é o mesmo de uma peça que ainda tinha a tinta original. Porém eu conheço um senhor aqui da cidade que tem uma Brasília do mesmo ano e da mesma cor da minha, único dono e ela é da mesma tonalidade que a minha. E agora? Qual é o correto? Depois tirarei uma foto ao lado desta aqui da cidade e posto pra conclusões.

E pra completar, um PRESENTASSO que ganhei do amigo Ednei. Tava procurando a uma porrada de tempo e o cara me arrumou. VALEU MAIS UMA VEZ EDNEI!
*Leia mais-->

 

**Desenho: Mamanunes Templates **Inspiração:Ipietoon's **Imagem digital: Kazuhiko Nakamura