golf boxer by t3d


Ainda não tenho todos os detalhes desta outra ousadia que a equipe da T3D realizou, mas consegui outras fotos e 3 vídeos do Golf air-cooled.
 
Para aqueles que ainda não sabem, esta equipe é mesma que desenvolveu e montou a Brasa Kerb Snake, que eu postei AQUI.

O que podemos concluir ao ver as fotos e vídeos, é que todo o "estilo" usado na Brasa foi seguido no Golf. Suspensão à ar, rodas Fuchs, motor Boxer, estofamentos vermelhos e, até, as lanternas traseiras completamente pintadas de vermelho. Vejam nos vídeos:






Gostando ou não, uma coisa há de se convir, os caras tem ATITUDE!!
Abraços a todos.
*Leia mais-->

POA fusca clube registrado pelo PS race


No domingo 16 de maio a galera do Porto Alegre Fusca Clube organizou uma reunião no estacionamento do Viaduto Dom Pedro I, que foi registrado pelo André do PS Race.
Algumas fotos deste encontro você vê aqui nesta postagem e todo conteúdo poderá ser conferido na PÁGINA DELE. O Site é muito interessante, pois publica inúmeras postagens sobre a cultura automobilística em geral, das quais esta AQUI e ESTA outra, sobre o FunCup, me chamaram muito a atenção.
Dê uma passada por lá poi o conteúdo vale o click.
Abraços a todos.
*Leia mais-->

é fusca, tem 4 portas e não é zé do caixão??!!


Há duas postagens atrás - NOTCHBACK TUPINIQUIM, havia prometido publicar uma matéria sobre um Fusca 4 portas bem inusitado. e abaixo cumpro com a palavra, revelando a tal história.
Tudo inicia-se em meados de 2006, quando um médico carioca comprou um besouro 66 e o enviou para Milton Ciola restaurá-lo. Ao recebê-lo em sua oficina, o restaurador lançou a idéia de criar um modelo quatro portas. Sua intenção, como muitos, era a de fazer algo diferente com um carro tão versátil, explica o restaurador.

Ciola já sabia da existência de outras adaptações para o besouro ter quatro portas, porém, todas elas exigiram que a forma original do carro fosse modificada. O profissional passou então a estudar como seria feito o “enxerto” das portas traseiras, sem alterar o desenho da lateral.
A princípio o restaurador imaginou como criar as portas traseiras, sempre seguindo o desenho básico da carroceria e teve como o primeiro obstáculos a colocação das dobradiças das portas traseiras, devido ao restrito espaço disponível na coluna central (B). Outro ponto importante era não perder a altura do vinco presente na lateral, que seria uma espécie de guia para o alinhamento das novas portas traseiras.

Depois de muito estudo o impasse chegou ao fim quando se resolveu modificar a coluna central. Com isso as portas dianteiras tiveram seu tamanho reduzido. Elas foram cortadas e diminuídas, indo de 94 cm para 79 cm. O ganho de espaço ajudou na colocação das dobradiças nas laterais. “Muitas pessoas disseram para eu usar dobradiças na parte interna das portas traseiras. Porém, isso não deixaria a lateral igual, já que as portas dianteiras têm dobradiças aparentes”, explicou Ciola.
O próximo passo foi a concepção das portas traseiras. Mas como elas foram criadas? É aí que está o segredo. Milton Ciola procurou usar o maior número possível de peças originais para a concepção dos novos itens. Assim, as portas traseiras foram moldadas em cima das folhas originais dianteiras. Foi necessário comprar duas portas dianteiras novas para criar as traseiras. “Ao invés de quebrar a cabeça e criar uma nova porta, preferi trabalhar com a original. Mantive o vinco, bem como o alojamento da maçaneta. Desse modo todo o conjunto ficou igual e harmonioso”, detalha.
O antigo batente da porta dianteira foi aproveitado para criar a nova lateral da porta traseira e, com isso, a trava original foi mantida, impedindo o surgimento de problemas no abrir e fechar das novas portas. Outro fator interessante é o ângulo de abertura. Como as portas não têm limitador, as quatro praticamente abrem em um ângulo de 90° graus. Além de facilitar o acesso ao interior do Fusca elas não tem folgas e fecham com precisão, sem a necessidade de batidas.
Os vidros das portas foram feitos especialmente para o modelo. Como as portas tiveram seu desenho reduzido, foi preciso tirar a medida, fazer uma espécie de matriz em duratex e levar até um vidraceiro. As máquinas de subir e descer os vidros são originais da VW. Porém, foi preciso fazer um novo suporte em L, para que o vidro pudesse ficar centralizado na base da máquina.

Nota-se que o conjunto lateral conseguiu ter harmonia, mesmo com o deslocamento da coluna, mantendo as novas portas uma proporção no tocante ao equilíbrio das linhas originais. Todo o processo de transformação levou quatro meses e o resultado final ficou digno de ter saído da linha de montagem da Volks!

Tal trabalho provou que, de certa forma, estava errada a famosa propaganda lançada pela VW noas anos 60, a qual fazia alusão aos rivais e argumentava que “era preferível ter duas portas do que quatro portinholas”!

A reportagem na íntegra você encontrará no Street Customs e AQUI estão as 26 fotos.
Abraços a todos.
*Leia mais-->

sp1 - existe mais um!!


Depois de algumas semanas sem disponibilizar novidades, estou retornando ao "trabalho" com um material de primeira.

Outro dia vasculhando pela net, achei as 3 fotos do SP que ilustram esta postagem. Para os menos detalhistas, pode parecer que estamos falando do conhecido SP2, porém ao observamos cuidadosamente o logotipo existente na tampa do motor, veremos que se trata do "irmão mais velho" dele, o SP1.

Como publicado anteriormente AQUI no blog, das 44 unidades produzidas deste modelo, apenas 2 ainda encontravam-se "vivas", uma no acervo da Volks e outra no pátio de um empresário mineiro. Tal informação era circulante no meio e validade por reportagens sobre o modelo. Porém esta semana me surpreendi ao visualizar estas fotos e descobrir que mais um SP1, como uma fênix, "renasceu das cinzas".

Ainda não sei se é um modelo conservado ou se foi restaurado, porém é um fato a ser comemorado por toda comunidade entusiasta dos "velhos" Volks.

E como o carro está licenciado em Criciúma/SC, estamos torcendo para que apareça por aqui em nosso encontro anual!!
Abraços a todos.
*Leia mais-->

ela pode ser sua! vendo brasília 1975


Com muita dor no coração, coloco a mamdamε!! na lista dos VWs que procuram um novo dono.

DETALHES GERAIS:
- Ano 1975, cor Laranja Outono e VERSÃO COMPLETA da época;
- Manual ORIGINAL, com capa da concessionária e com revisões até o 5º ano;
- Documentos DESDE 1998, tendo o primeiro proprietário ficado com ela até 1999 - sou o 7º dono dela;
- Documentação toda certa e recibo em branco;
- RARÍSSIMOS frisos de alumínio na caixa de roda e na calha de chuva;

INTERIOR:
- Forrações das portas e laterais ORIGINAIS, sem empenos e sem furos de auto-falantes;

- Forração dos bancos em couro de ÓTIMA QUALIDADE, com os encostos dianteiros altos;
- Cintos de segurança em ÓTIMO estado e todos funcionando perfeitamente;
- Carrapatinho trocado recentemente e comprado na MP-Wagen;
- Tapete de borracha da tampa do motor ORIGINAL;
- Instrumentos com mostradores perfeitos, sem manchas e com iluminação PERFEITA;

- Rádio Blaupunkt do ano dela, FUNCIONANDO e com entrada para MP3 player;

- Ventilação forçada FUNCIONANDO;
- Sistema de ar quente TODO INSTALADO, inclusive com escape com coletores, faltando apenas colocação dos cabos de aço;

MECÂNICA:
- Motor NÃO PINGA óleo;
- Mecânica em dia, feita por RENOMADO profissional e profundo conhecedor de mecânica Boxer;
- Carburação simples - mais ECONÔMICA;
- Alternador ORIGINAL;
- Capela, chapas do motor, suporte da bobina, suporte do alternador e polias CROMADAS;
- Suspensão com CATRACAS e amortecedores dianteiros de Chevette;
- Vai rodando para QUALQUER lugar;
- Será vendida com as rodas originais. As pretas? NEM INSISTA!
- Mais fotos você verá AQUI.
- E-mail para contato: vwbr.mermo@gmail.com
*Leia mais-->

zé do caixão 2 portas ou Notchback tupiniquim?


O amigo Dudo do blog VW 1600, que é exlusivo em Zé do Caixão, postou esta semana umas fotos bem inusitadas de um exemplar deste modelo, com apenas 2 portas. Não estamos enganados, pois não se trata de um Notchback importado. É realmente um 1600 que teve 2 portas "amputadas".

Aparentemente na foto o serviço ficou muito bem fetio e confesso-lhes que gostei bastante do "ar mais esportivo" que foi conferido ao modelo. A única coisa que ficou esquisita foi o retovisor de Del Rey que nele foi adaptado.

Tal alteração realizada tornou o carrinho num raro exemplar disponível, chegando até, quem sabe, a ser exclusivo, que nos permite conferir ao mesmo o "carimbo" de mosca-branca do mercado automobilístico.

Se alguém tiver mais fotos ou sobre de mais detalhes desta customização, favor me enviar para podermos repassar a todos os amigos leitores.

E aí, o que achou? Esquisito ou maneiro? Se surpreendeu? Então continue acompanhando, pois AQUI tem um Fusca 4 portas, que não é um Zé do Caixão, mas feito com tanto cuidado que é digno de ter saído da fábrica da Volks.
Abraços a todos.
*Leia mais-->

3º encontro de fuscas de rio negrinho - parte 04


O pré-encontro organizado pelo Euclides e Bento, em Pomerode, foi maneiro. A viagem com aproximadamente 30 veículos, mesmo pegando chuva, tb foi. O encontro, o passeio que demos pela cidade e o retorno, finalizaram o final de semana perfeito. Como dito, foi DUKA!!

Pena apenas a madamε!! ter ficado com "preguiça" e não ter participado do domingo. Por este motivo que o último tópico sobre o evento possui apenas fotos dela.

Pra fechar, criador e criatura - mermø!! e madamε!!:
Abraços aos organizadores do evento, a galera que deslocou com a gente - Clube do Fusca de Blumenau, Alten, Käferfreunde, Rustedlive e Floripaboxer - e em especial aos amigos Euclides, Fernando e Bento.
Até o próximo!!
*Leia mais-->

 

**Desenho: Mamanunes Templates **Inspiração:Ipietoon's **Imagem digital: Kazuhiko Nakamura